Primeiro Reinado


 

Primeiro Reinado (1822- 1831)

 

O Primeiro Reinado inicia-se em 1822 quando D. Pedro I oficializa a emancipação política do Brasil ao ser aclamado Imperador.

            A elite brasileira juntamente com o apoio de D. Pedro I fizeram com que a escravidão e o latifúndio continuassem presentes.

            Portugal só reconheceu a independência da ex-colônia mediante pressão inglesa. Porém, Portugal exigiu uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas.

            O cenário político apresentava-se a seguinte divisão:

- Partido Brasileiro:

Conservador (poderes ao imperador)

Liberais (poder ao parlamento)

- Partido Português (poderes ao imperador)

            Em janeiro de 1824, D. Pedro I outorgou a Primeira Constituição, sendo as eleições definidas pelo voto censitário (de acordo com a renda). Diante do impasse político e para que seu poder não fosse limitado, D. Pedro I cria o poder moderador (comandado pelo próprio imperador).Ainda durante o Primeiro Reinado notaremos que cada província será indicada por um presidente, indicado pelo imperador.

            A mais importante revolta contra o governo de D. Pedro I foi a Confederação do Equador (1824) na província de Pernambuco. Os revolucionários desejavam proclamar a república e nesse contexto destacam-se os líderes Frei Caneca e Cipriano Barata.

            Entre 1825 e 1828, ocorre uma revolta denominada de Guerra da Cisplatina,  onde após longos anos o Brasil finalmente reconhece a independência do atual Uruguai.

Comentários